Sobre o Itaim - Centro Cultural Itaim
14
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-14,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Sobre o Itaim

O que é o Centro Cultural Itaim?

O Itaim é um Centro Cultural onde estudantes podem participar de diversas atividades de estímulo à cultura, reunir-se para estudar, fazer novos amigos e receber, se quiserem, uma sólida formação cristã. É ao Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por São Josemaria, que se confia essa formação religiosa.

Sala de Estudo do Centro Cultural Itaim.
Sala de Estudo do Centro Cultural Itaim.

O que se faz no Itaim?

No Itaim se organizam diversas atividades voltadas ao cultivo da amizade, do estudo e da vida espiritual.

 

Para cultivar a amizade, os estudantes que frequentam o Itaim organizam, por exemplo, jogos de tabuleiro e de videogame, tardes de esporte no parque Ibirapuera e jantares de confraternização. Todos aqui procuram sempre fazer novos amigos, e essas atividades são ótimas oportunidades para isso.

 

Quanto ao estudo, os rapazes que participam das atividades do Centro costumam passar algumas tardes por semana estudando na “sala de estudos”, onde encontram um ambiente de silêncio e seriedade, muito favorável à concentração. Além disso, ocorrem com frequência palestras sobre temas culturais como filosofia, arte e história, assim como conversas com profissionais de diversas áreas do mercado que compartilham sua experiência.

 

Por fim, organizam-se também várias palestras sobre temas da doutrina católica, que os estudantes aproveitam para aprofundar sua formação religiosa e crescer na vida de amizade com Jesus. Há também um sacerdote que atende confissões e que está disponível para conversar sobre a vida espiritual dos estudantes.

 

Que recursos o Itaim oferece aos estudantes?

Os rapazes que frequentam o Centro encontram ali uma silenciosa sala de estudos e uma grande biblioteca – com livros das diversas áreas da ciência e da literatura –, bem como uma pequena capela, onde os que quiserem podem fazer um pouco de oração.

 

Além disso, há também os espaços onde os estudantes podem se reunir para conversar ou organizar as atividades de confraternização, assim como, a poucas quadras de distância, o parque Ibirapuera, que permite combinar em uma mesma tarde algumas horas de estudo com uns momentos de esporte.

Festa após o resultado do vestibular no Itaim.
Festa após o resultado do vestibular no Itaim.

Quem frequenta o Itaim?

Participam das atividades do Itaim desde rapazes que ainda estão na escola até estudantes universitários.

Quem é responsável pelo Itaim?

A entidade civil responsável pelo Centro é a OSUC (Obras Sociais, Universitárias e Culturais), e a formação Católica que ali se pode receber é confiada ao Opus Dei, instituição da Igreja Católica.

 

No dia-a-dia, porém, os grandes responsáveis pelo Centro são os rapazes que o frequentam, já que, encarando-o como encaram a sua própria casa, eles procuram ajudar organizando palestras, grupos de estudo e outras atividades.

 

Por que os rapazes gostam de vir ao Itaim?

Porque sabem que sempre vão encontrar aqui um ambiente de alegria, de amizade, de estudo sério e de espírito de serviço. Era isso o que desejava São Josemaria, o fundador do Opus Dei, para todos os Centros Culturais: a união de uma vida profissional levada a sério com a alegria da amizade e a formação cristã.