Opus Dei no Brasil - Centro Cultural Itaim
9
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-9,page-child,parent-pageid-8,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Opus Dei no Brasil

O Opus Dei no Brasil

Em março de 1957, com nada mais que a benção de São Josemaria e uma imagem de Nossa Senhora, chegavam os que iriam iniciar o trabalho do Opus Dei no Brasil. Atendendo aos insistentes pedidos de D. Hugo Bressane de Araújo, bispo de Marília, foi nessa pequena cidade – a 440 quilômetros de São Paulo – que a Obra começou sua atividade apostólica no Brasil.

 

Um ano e meio depois da chegada, esses primeiros começaram a fazer viagens até São Paulo, conseguindo, em 1959, instalar o Centro Universitário do Pacaembu – o primeiro da capital paulista. Nos anos seguintes, chegaram ao Brasil mais alguns membros do Opus Dei, entre os quais o Mons. Xavier de Ayala Delgado – que foi vigário regional, e colaborou com São Josemaria até 1994, ano em que faleceu. A partir de 1962, começaram a fazer parte da Obra os primeiros brasileiros. Desde então, o Opus Dei vem expandindo as atividades de formação católica por todo o país, estando hoje presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Londrina, Niterói, Ribeirão Preto e Fortaleza.

 

A visita de São Josemaría ao Brasil

Em 1974, tivemos a grande alegria de receber uma visita do fundador do Opus Dei. Ansioso por passar alguns dias com seus filhos do Opus Dei no Brasil e por confirmar muitas almas no amor a Cristo e à Igreja Católica, São Josemaria chegou a São Paulo no dia 22 de maio para ficar até o 7 de junho. Durante essas semanas, puderam-se encontrar com ele numerosas famílias, bem como todas as pessoas que desde havia muito desejavam ouvi-lo falar sobre os temas da doutrina católica.

 

A impressão que o Brasil gravou em sua alma transparece nas palavras com que, emocionado, elogiou o povo brasileiro: “O Brasil! A primeira coisa que vi foi uma mãe grande, formosa, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos. Grande coisa, o Brasil!”.

Estátua de São Josemaria Escrivá na Catedral da Sé
Estátua de São Josemaria Escrivá na Catedral da Sé

O Opus Dei em São Paulo

Como recordação desses dias que passou entre nós, Dom Milton Kenan Júnior, atualmente Bispo de Barretos e na época Bispo Auxiliar de São Paulo, presidiu à cerimônia da bênção de uma estátua de São Josemaria, que se colocou no nicho frontal direito da Catedral de São Paulo, ao lado da estátua de São José de Anchieta.

As pessoas que têm contato com o Opus Dei em São Paulo costumam ir à Catedral da Sé algumas vezes por ano para assistir às Missas comemorativas que ali têm lugar (como a da festa litúrgica de São Josemaria), cujo celebrante, muitas vezes, é o próprio Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.